Educação Especial e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)

Inscreva-se

O curso contempla a formação de profissionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma vez que, a sala de aula regular apresenta um cenário heterogêneo e a inclusão é uma realidade, o que torna essencial uma formação voltada para a educação especial e os transtornos globais do desenvolvimento, que capacite os profissionais que atuam na área de inclusão. Para isso, o curso conta com disciplinas que envolvem a legislação inclusiva, fundamentos de educação especial, a participação social e familiar e os transtornos globais do desenvolvimento. Desta forma, buscamos preparar a ação pedagógica para as deficiências auditivas, físicas neuromotoras, intelectuais e visuais, enquanto também exploramos as formas de atuação das diferentes formas dos TGD’s (Transtornos do Espectro Autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett).

Capacitação e qualificação de profissionais que desejam trabalhar na educação especial, a fim de que possam identificar as diferentes necessidades especiais e a partir daí apresentar alguns recursos educacionais adequados/adaptados. Além de mensurar as potencialidades, competências e necessidades de pessoas portadoras de deficiências. Ainda, reconhecer os casos de alunos com o transtorno global de desenvolvimento, para planejar ações efetivas para eles, através da avaliação e do planejamento de atividades pedagógicas facilitadoras da aprendizagem, não apenas do estudante TGD, mas também de todas as necessidades presentes em sala de aula regular ou no atendimento educacional especializado (AEE), da sala de recurso multifuncional.

Detalhes do curso

Tempo de duração

4 Meses

Carga Horária

360 horas

Calendário

Pós-Graduação EAD

Habilitação

Portaria do Curso

Portaria nº 19/2018 do CONSUFE

Período

EAD

Investimento

Matrícula

Mensalidade

*

*Para maiores informações sobre descontos e bolsas, fale com o nosso consultor.

A melhor escolha para uma carreira de sucesso

Ao ingressar na Faculdade Eficaz, os alunos terão a chance, não apenas de preparar-se para uma nova profissão ou aprimorar aquela que executa, mas também de ampliar sua visão de mundo a partir do acesso à cultura e ao conhecimento acadêmico.

Áreas de atuação

Em áreas que envolvam a atuação profissional junto a pessoas com necessidades especiais, assim como no atendimento em salas de apoio e de recursos.

Opinião do aluno

Com o apoio da coordenação, dos professores e dos colegas de turma, consegui finalizar o curso e agora, posso alcançar meus objetivos acadêmicos e profissionais.

Júlio Afonso de Carvalho Júnior

Graduado em Produção Audiovisual

Concluí o curso Técnico de Enfermagem da Faculdade Eficaz durante o período de isolamento. O conhecimento chegou em minha casa!  As dúvidas foram sempre esclarecidas. Nunca desistam, persistam!

Letícia Kondraski

Ex-aluna do curso Técnico de Enfermagem

A quem é destinado este curso?

Profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social, Terapia Ocupacional, demais licenciaturas e áreas afins como os que atuam na sala de apoio e sala de recursos multifuncional.

Matriz curricular

PÓS-GRADUAÇÃO – EDUCAÇÃO ESPECIAL E TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD)
Profissionalismo na Atualidade 40
Contexto Histórico da Educação 40
Política e Legislação Educacional Brasileira 40
Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial 40
Deficiência Neuromotora e Deficiência Intelectual 40
Deficiência Sensorial: Surdez, Visual e Surdocegueira 40
Teorias de Inteligência e de Altas Habilidades/Superdotação ao longo da História 40
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) 40
Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem com Alunos Deficientes, com Transtornos e Superdotados 40
CARGA HORÁRIA 360

Corpo Docente

Coordenação

Unidades e polos que oferecem o curso

Polo
Uberaba - MG
Endereço: Rua Vigário Silva, 290, Sala 01 Centro, Uberaba/MG CEP: 38010-130

Área do Aluno

Notas, Boletos, Envio de Documentos

Biblioteca

Livros e Artigos Digitais

Calendário Acadêmico

Presencial ou a distância, semestral ou anual.

Trilha Eficaz

Guia do Aluno

Faculdade Eficaz Unidades e Polos

Quero ser um Polo Eficaz

Transforme seus negócios com educação • Tenha um Polo Eficaz

Seja um Representante
Educacional Independente

Venha fazer parte da nossa história e construa a sua. Seja nosso parceiro em sua cidade e região

FALE CONOSCO E FAÇA PARTE DO PROCESSO SELETIVO

Estúdio Eficaz

O laboratório de Produção Audiovisual é um estúdio de gravação profissional com isolamento acústico, fundo em chroma key, onde os alunos aprendem na prática critérios técnicos como: identificar pontos de luz, o melhor perfil, a iluminação, o tom de voz, o roteiro, a edição de imagem e vídeo – estudados em sala de aula.

Investimos incessantemente em instalações, novas tecnologias, autodesenvolvimento e metodologias de ensino aprendizagem. Desenvolvemos e adaptamos um espaço amplo para oferecer ao aluno um conhecimento que transforma!