Segunda Licenciatura Letras e Libras

 Licenciatura - A Distância
  Duração: 02 Semestres
  Curso autorizado pela portaria Nº 1010 DE 20/05/2019

A licenciatura em Letras Libras visa auxiliar o professor a atender as necessidades de acessibilidade de surdos na educação, conforme previsto na Lei 5296/2004, além de unificar o convívio de surdos e ouvintes em uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo sempre a comunicação.

A 2ª Graduação é o tipo de curso voltado para quem já possui formação superior em algum curso de licenciatura. Assim, o aluno conseguirá atuar em mais de uma área do ensino.

A 2ª Licenciatura em Letras Libras tem como objetivo formar o estudante para o trabalho docente, gestão educacional e desenvolvimento de projetos voltados para a população surda e ouvinte.

O Decreto de Lei nº 9656 de 27 de dezembro de 2018 exige que o poder público e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, devem garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras.

O decreto também garante que cada uma dessas instituições possua, no mínimo, cinco por cento de servidores, funcionários ou empregados com capacitação básica em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Além disso, a lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, exige que os sistemas educacionais federal, estadual e municipal e do Distrito Federal devem garantir a inclusão da Libras nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia, de Magistério, em seus níveis médio e superior e todos os cursos de Licenciatura, sendo ministrado por profissionais capacitados e com formação superior na área de Libras.

Isso amplia a atuação do profissional de Libras, enquanto cria cada vez mais demanda por docentes da área no mercado de trabalho.

O egresso deste curso poderá atuar em instituições educativas, escolas inclusivas e/ou especiais, instituições públicas, empresas de diferentes ramos, serviços de assistência à saúde, centros culturais, associações, seminários e congressos, promovendo capacitações e ensino da Libras para surdos e ouvintes.

O profissional formado estará habilitado para atuar como professor de Libras nos diferentes níveis de ensino.

O campo de atuação do licenciado será principalmente no ensino da Libras como primeira língua (para surdos que desejam se aperfeiçoar na Libras ou crianças surdas que estão no processo de alfabetização) e como segunda língua (para ouvintes que desejam aprender Libras).

Teorias e História da Educação dos Surdos
Língua Brasileira de Sinais I
Novas Tecnologias da Educação de Surdos
Literatura Surda
Língua Brasileira de Sinais II
Linguística ao Ensinoda Língua de Sinais
Lingua de Sinais I e II
Linguística Brasileira de Sinais III
Metodologia da Libras Para Surdos
Metodologia da Libras Para Ouvintes
Estágio No Ensino da Libras

Open chat
Powered by