Produção Industrial

 Tecnólogo - Semipresencial
  Duração: 02 Anos
  Curso autorizado pela portaria nº 253, de 09 de novembro de 2012.

Este tecnólogo tem formação equivalente à do engenheiro de produção, e é um especialista em processos de fabricação. Ele serve de intermediário entre os operários e o engenheiro. Conhece as particularidades de todas as etapas do processo produtivo, sistemas automatizados e softwares usados em atividades financeiras, de vendas e controle de estoques.

O aluno estará apto a cuidar da logística de movimentação do produto na indústria, supervisiona a seleção e o tratamento das matérias-primas, controla a qualidade de processos e ocupa-se da expedição final.

dirigindo programas e equipes de produção. Pode, ainda, trabalhar na captação de recursos para a produção.

O Tecnólogo é um curso superior com duração menor, mas com maior profundidade e especificidade de conteúdo. A grade curricular é desenvolvida pensada nas exigências do mercado de trabalho, eliminando o conteúdo excedente e ampliando a atenção onde a cobrança prática é maior. Por isso, essa modalidade tem alta aceitação, além de possuir uma taxa de empregabilidade de mais de 90%, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O curso Tecnólogo em Produção Industrial é o espaço para desenvolver habilidades relacionadas ao planejamento dos processos de produção. Permite o exercício das capacidades espaciais, dada à necessidade do planejamento logístico de movimentação do produto na indústria, o controle de qualidade de processos e a coordenação de equipes de trabalho.

As oportunidades de trabalho para o tecnólogo de Gestão da Produção Industrial têm crescido na medida em que as indústrias estão buscando cada vez mais a otimização de seus processos e a redução dos custos.

As indústrias do setor metalmecânico, automotivo e do petróleo oferecem o maior número de vagas. Por isso as chances de conseguir emprego são maiores nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, que concentram indústrias destes setores. No Mato Grosso do Sul, empresas do ramo do agronegócio também vêm contratando este Tecnólogo.

Ocupações CBO associadas:

2149-30 – Tecnólogo em Produção Industrial.
Locais de Atuação:

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica.
Indústrias em geral.
Institutos e Centros de Pesquisa.
Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

A confirmar

Open chat
Powered by