Educação Inclusiva, Legislação e Políticas Públicas
4 Meses (Mínimo)
14 Meses (Máximo)
O curso está voltado para o atendimento das necessidades educacionais de portadores de algum tipo de deficiência. Busca ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação infantil e fundamental. Para isso, conta com disciplinas que envolvem a legislação, fundamentos de educação especial e inclusiva, bem como a participação social e familiar.
Capacitar o educador, do ensino especial e regular, para refletir, planejar e atuar junto aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, buscando sua inclusão no ensino regular, tendo como foco a educação inclusiva especial.
Aos graduados em Pedagogia e demais licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais áreas afins, como profissionais da Educação Especial.
O profissional desta área atua na promoção de atividades educativas com crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade especial. Pode atuar nas áreas da educação e da saúde, em clínicas, escolas, instituições ligadas à educação e junto a equipes multidisciplinares.
Profissionalismo na Atualidade
Contexto Histórico da Educação
Política e Legislação Educacional Brasileira
Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial
Escola Inclusiva, Prevenção e Relações Familiares
Desenvolvimento, Aprendizagem e Características dos Transtornos: Cognitivo, Psíquico e Social
Sala de Recurso Multifuncional e a Avaliação Psicoeducacional
Políticas Públicas de Inclusão
Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão