Atendimento Educacional Especializado

Duração: 4 Meses (Mínimo)

O curso de Pós-graduação em AEE prepara o aluno para a escola inclusiva e para a reflexão sobre a problematização e a construção do conhecimento sobre as diferenças no contexto da aprendizagem, nas especificidades da deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades. Foi elaborado em conformidade com as diretrizes de organização do trabalho pedagógico especializado nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Capacitar os profissionais da educação para realizar o atendimento educacional especializado em salas de recurso multifuncional de instituições escolares, bem como identificar as necessidades e as habilidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação a fim de que possam realizar intervenções positivas no ambiente educacional.

Profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social, Terapia Ocupacional, demais licenciaturas e áreas afins como os que atuam na sala de apoio e sala de recursos multifuncional.

Em áreas que envolvam a atuação profissional junto a pessoas com necessidades especiais, assim como no atendimento em salas de apoio e de recursos.

Profissionalismo na Atualidade
Contexto Histórico da Educação
Política e Legislação Educacional Brasileira
Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial
Sala de Recurso Multifuncional e a Avaliação Psicoeducacional
Teorias de Inteligência e de Altas Habilidades/Superdotação ao longo da História
Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem com Alunos Deficientes, com Transtornos e Superdotados
Deficiência Neuromotora e Deficiência Intelectual
Deficiência Sensorial: surdez, visual e surdocegueira
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
Síndrome do Espectro Autista (TEA)
Inserção do Lúdico no Ensino
Leitura, Escrita e Cálculo: práticas educativas no TGD
Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionados à linguagem: dislalia, disortografia e dislexia
Distúrbios de Comportamento e Desenvolvimento de Competência Social
Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/TDAH) e a Dificuldade de Aprendizagem
Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionados à Matemática: discalculia
Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão

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