Gestão em TI

 Tecnólogo - Semipresencial
  Duração: 02 Anos
  Curso autorizado pela portaria nº 253, de 09 de novembro de 2012.

A demanda por profissionais de Gestão em TI (Tecnologia da Informação) com ênfase em serviços e governança vem crescendo no Brasil, principalmente em organizações que prestam serviços na área de TI. O objetivo do curso de Gestão em TI da Faculdade Eficaz tem como foco formar profissionais capazes de gerenciar, por meio de técnicas, modelos e processos, os recursos de Tecnologia da Informação (TI) das organizações prestadoras de serviços, considerando os conceitos modernos da Ciência de Serviços.

O curso possibilita uma visão geral da área de tecnologia da informação (TI), o profissional implementa e gerencia sistemas informatizados nas empresas e cuida para que esses sistemas sejam seguros e amigáveis para o usuário, lida com hardware e software, define estratégias de uso dos recursos de informática para garantir o melhor desempenho de cada setor de uma empresa.

Pode também, criar e acompanhar o gerenciamento de bancos de dados. O curso habilita o estudante a criar, implementar e administrar sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança; outros, na criação de softwares personalizados e soluções específicas para diferentes empresas, porém esta especialização posterior resulta da afinidade do profissional por determinado segmento.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes), o setor de TI (incluindo os segmentos de hardware, software e serviços) cresceu mais de 9%, contra a média global de 5,6%. A pesquisa aponta que o Brasil tem papel de destaque na América Latina. Em 2015, o país recebeu quase 60 bilhões de dólares de investimentos na área. Isso representa 45% do total investido na região.

Ocupações CBO Associadas:

  • 1425-35 – Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação.
  • 1425-35 – Tecnólogo em gestão de sistema de informação.

  • Locais de Atuação:

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
  • Órgãos públicos.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
  • Suporte: O profissional auxilia as empresas nos seus processos de automação e suporte a usuários, bem como na implementação de servidores e aquisição de equipamento.

    Desenvolvimento: Pode desenvolver, implementar e propor soluções sistêmicas para facilitar os processos de gestão das organizações.

    Gestão de Segurança: Pode responder pela segurança digital das plataformas e canais institucionais tais como e-mails, sites, sistemas e outros.

    Prestação de Serviços: atua também como consultor independente, podendo fornecer serviços relacionados a sua área de formação.

    Gerencia de Departamento: gerencia recursos e usuários dentro dos setores de tecnologia das empresas, podendo atuar tanto de forma analítica, quanto operacional.

    Open chat