Recursos Humanos

 Tecnólogo - A Distância
  Duração: 02 Anos
  Curso autorizado pela portaria nº 278, de 19 de dezembro de 2012.

O profissional em Recursos humanos é capaz de desenvolver competências para ser um líder na gestão de pessoas, capaz de acompanhar e absorver as mudanças no comportamento humano e, assim, contribuir para o desenvolvimento pessoal e empresarial nas organizações.

O curso é um espaço bem focado nas questões trabalhistas. Estuda-se desenvolvimento e gestão de pessoas, saúde e segurança no trabalho, legislação trabalhista, relações de trabalho e negociação de conflitos. Matemática financeira, contabilidade e cálculos previdenciários também fazem parte da grade curricular.

O Profissional participa ainda, da execução da política salarial da organização, é sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Também planeja programas que visem a melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.

Cabe ao profissional avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores, que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

O mercado para esse tecnólogo está em alta. Com a crise econômica, as empresas precisam fazer uma gestão eficiente das equipes, a fim de elevar a produtividade. Com isso, há vagas nos departamentos de pessoal, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento. A complexidade da legislação trabalhista reforça a demanda pelo tecnólogo, que é especialista em áreas como folha de pagamentos, cargos e relacionamento com sindicatos.

Em empresas que contratam temporários, o gestor de RH tem papel de destaque, pois é o responsável por treinar esses profissionais. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os maiores empregadores. Micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro oferecem as melhores oportunidades. O interior paulista também tem boas chances de contratação. Cresce a oferta de vagas na região Nordeste.

Ocupações CBO associadas:

  • 2521-05 – Administrador (inclui Administrador de Recursos Humanos).
  • 2524-05 – Analista de Recursos Humanos.

Locais de Atuação:

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
  • Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Gestão de Equipe: o profissional possui habilidade de gestão e coordenação de equipes.

Seleção e Recrutamento: responsável pela seleção de novos colaboradores de acordo com o perfil das empresas. Elaboração de Planos de Carreira: desenvolvimento de planos de carreira nas organizações para desenvolvimento dos colaboradores. Criação de Processos: o analista de RH é responsável pela criação e aplicação dos processos internos de padronização das empresas. Manutenção de Relacionamento: responde pela comunicação interna entre os colaboradores e empresa.

Alternar conteúdo.

Open chat