Letras Libras

 Bacharel - A Distância
  Duração: 06 Semestres
  Curso autorizado pela portaria Nº 1010 DE 20/05/2019

O Bacharelado em Letras Libras visa estudar de forma profunda e completa a aplicação da Língua Brasileira de Sinais, trabalhando diretamente na inclusão de surdos na sociedade.

O Bacharelado é um curso que transmite sólidos conhecimentos nos fundamentos de uma profissão. O Bacharel terá acesso à um conteúdo imersivo e prático para se destacar na profissão escolhida.

A finalidade do Curso de Letras Libras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidarem de forma crítica com as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa).

A missão é buscar a fluência na comunicação de uma língua visual e espacial, promovendo também a mediação e conscientização das relações com o outro e a importância da acessibilidade na sociedade.

O Decreto de Lei nº 9656 de 27 de dezembro de 2018 exige que o poder público e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, devem garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras.

O decreto também garante que cada uma dessas instituições possua, no mínimo, cinco por cento de servidores, funcionários ou empregados com capacitação básica em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Além disso, a lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, exige que os sistemas educacionais federal, estadual e municipal e do Distrito Federal devem garantir a inclusão da Libras nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia, de Magistério, em seus níveis médio e superior e todos os cursos de Licenciatura, sendo ministrado por profissionais capacitados e com formação superior na área de Libras.

Isso amplia a atuação do profissional de Libras, enquanto cria cada vez mais demanda por docentes da área no mercado de trabalho.

O profissional formado em Letras Libras Bacharelado poderá atuar como intérprete, tradutor, pesquisador, escritor, revisor em escolas, empresas privadas, associações, espaços públicos, centros culturais, serviços de assistência à saúde, emissoras de televisão, editoras e atuar em congressos, conferências, seminários, além de planejar, implementar e coordenar projetos e programas de inclusão com deficientes auditivos e/ou surdos.

Estudos da Tradução e da Interpretação
Fundamentos da Educação de Surdos